Imprimir ou revelar minhas de fotos eis a questão?
Compartilhe
Você deve se perguntar sobre qual é a diferença entre impressão e revelação fotográfica. E é provável que você já tenha pensado que é “tudo a mesma coisa!” Bom, não é bem assim!
É comum que algumas pessoas, inclusive fotógrafos profissionais, acreditem que essa escolha seja totalmente desnecessária e que a impressão ou revelação não tem influência nenhuma no resultado final. Estão enganados, há uma diferença muito grande entre impressão e revelação de fotos. É preciso entender o que acontece em cada processo.
A impressão de fotos é um processo tão simples que pode ser feito em casa com uma impressora que imprime em qualidade fotográfica, que pode ser em papel fotográfico ou em qualquer outro tipo, como o couché, por exemplo. O processo é, essencialmente, tinta sobre o papel escolhido. Existem no mercado impressoras com custo muito acessível, as quais contam com tal recurso.
É muito comum encontrarmos sites que oferecem preços extremamente atraentes para “revelar” suas fotos, isso é possível devido ao tipo de impressão utilizada, em sua grande maioria usam impressoras tipo offset-rotativa, que utilizam rolos de papel, daí o baixo custo o que resulta também em baixa qualidade. Já a revelação de fotos é um processo químico. Composto por diversas etapas, nas quais são utilizados produtos que resultam em uma reação fotoquímica.
Nos processos modernos de fotografia digital, é utilizada uma máquina que reproduz todo o processo da revelação convencional antiga. O papel utilizado é do tipo fotossensível.